Sentimento #064 – Partes do Que Somos

“– Não deveria abrir mão de quem você é por causa de outra pessoa.

– Não estou abrindo, porque não sou só isso.”

– Lili Borghes (em Lion)

É engraçado como, ao longo de nossas vidas, conseguimos ser várias coisas em uma só. Às vezes, essas diferenças estão em gestos, hábitos ou costumes que só aparecem em determinados espaços ou grupos de pessoas, como um tipo de piada mais picante que só soltamos em frente a alguns amigos mais íntimos... Ou aquele lado mais sério que surge quando estamos no trabalho... São aquelas inúmeras facetas que, juntas, formam toda a nossa complexidade.

Já ouvi algumas vezes que eu deveria mudar certas coisas em mim. Umas acatei por achar que, dessa forma, eu seria alguém melhor; outras eu optei por modificar pelo medo de perder alguém... E demorou um bom tempo até que eu percebesse que eu não deveria mudar sempre pelas pessoas ao meu redor, que poderia haver certos acordos, que ambas as partes poderiam ceder...

É doloroso perceber isso... Quantas vezes me silenciei, me anulei... Deixei de ser quem eu era apenas pelo medo de perder alguém ou pelo medo de não pertencer a um determinado lugar sendo que, tempos depois, encontrei pessoas que me aceitavam como eu era, que me amavam como eu era.

Acho que vivemos de mudanças. Porém, não acredito que seja saudável mudarmos completamente quem somos por causa de alguém... Porque alguém simplesmente não gosta disso. É óbvio que, muitas vezes, devemos pesar as consequências dos nossos atos e das nossas escolhas, mas mesmo assim... Existem certas coisas que fazem parte daquilo que somos... Coisas que nos representam e que, querendo ou não, vai haver alguém lá fora disposto a nos aceitar... Ou talvez nem precisemos disso. Talvez, pelo simples gesto de nos aceitarmos como realmente somos, já valha à pena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor