Quem nunca quis viver um grande amor?


Dizem que não há explicações para o amor. Dizem que as coisas acontecem naturalmente e que, quando nos damos conta, já estamos apaixonados, amantes, reféns de alguém. Os amantes são tolos, bobos, até mesmo burros. Eu confesso. Eu já fui um amante. Eu já fui tolo, bobo e, até mesmo, burro. Não burro por amar, mas por não conhecer de verdade o que era o amor.

As palavras se cessaram, os gestos acabaram. Onde estará você agora, meu amor? Onde estarão todas as promessas que fizemos? Onde estarão todas as palavras que proferimos? Onde estará nosso desejo de ficarmos lado a lado?

Passamos nossas vidas esperando um grande amor, sonhando com beijos e abraços, esperando que, um dia, talvez, tenhamos essa pessoa ao nosso lado para sempre. A verdade é que há uma grande diferença no amor. Existe sim o amor unidirecional, aquele que não é recíproco. Porém, há também o amor bidirecional, aquele das relações, aquele com o qual tanto sonhamos em viver. Para viver um grande amor como esse, é preciso doação.

Amor é um jogo complexo, forte, intenso, que precisa de jogadores numa mesma sintonia, na mesma sintonia para se doar e para querer fazer com aquilo funcione. Acho que é por isso que já encontrei tantas pessoas tidas como idiotas e patéticas que se dizem tão decepcionadas por um amor... Talvez fosse apenas uma atração, uma paixão, uma química, um lance de pele, de corpo, de toque, o que fosse! A verdade é que, para amar, é preciso querer amar, é preciso se permitir amar, é preciso ter a vontade necessária para fazer aquela pessoa feliz ao seu lado. Amor é sobre tentar, juntos, encontrar um caminho para que aquela história de amor vá em frente, mesmo que não seja para sempre.  

O amor não é um jogo que se joga sozinho. Amor é relação. Se algum dia tivessem me dito o quão complicadas são as pessoas, eu teria sido mais frio, não teria sofrido tanto, amado tantas vezes e quebrado a cara tantas outras. A única certeza que tenho hoje sobre o amor é a de que quero amar, a de que quero viver algum dia um grande amor. Não importa quando, onde, nem se vai demorar a chegar. Por mais que as desilusões cheguem e se tornem constantes, haverá sempre a esperança de algum dia encontrar alguém que te fará perder a razão. Afinal de contas, quem nunca quis viver um grande amor?

 

Texto Originalmente publicado em 19 de março de 2015.

Revisado em 10 de dezembro de 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor