Epílogo

As folhas caíam das árvores naquele parque. Em suas mãos, um pequeno caderno onde ele fazia questão de escrever na última página uma reflexão acerca dos finais que o cercavam nos últimos dias. Era como o fim de uma história, era como se todos os seus sonhos tivessem chegado ao fim.

– É como o fim de um livro... – Ele lamentou inutilmente para si.

Começou escrevendo sobre os finais tristes que haviam acontecido. Para ele, havia a morte de alguém que sofria há muito tempo. As lágrimas não desceram. Ele pensou em como aquilo tudo era um alívio para a dor daquela pessoa querida. Por outro lado, ele havia chorado inconsolavelmente por – pela segunda vez – ter tido seu coração partido por aquela que ele mais amou.

– Mais uma vez... – Ele lamentou novamente.

Uma lágrima insistiu em escorrer pelo seu rosto e ele deixou que ela rolasse. Não havia ali mais vergonha de chorar. Ele abraçara a sua humanidade e se permitira debulhar em lágrimas mesmo que não fosse uma “atitude de homem”. Ele chorou, fechou o caderno, ergueu às mãos ao rosto e chorou por longos vinte minutos. Ao fim, com os olhos vermelhos, enxugou-os na manga da camisa; catou a caneta no chão e voltou a escrever.

Escrevera sobre a mágoa que tivera mais uma vez com aquela mulher que ele mais amou, que ele mais quis ter ao seu lado, e que foi a que mais o feriu, tão profundamente quanto uma espada. Ela o magoara, o comparara a outro alguém, pisou em seus sentimentos e o humilhou. Ele, no auge da sua tristeza, dissera a si mesmo que não era capaz. Intensificou em si a culpa, feriu-se mais ainda e, por fim, chorou mais e mais. Não era dele a culpa por amar, por desejar ter aquilo que todos os outros casais tinham: a cumplicidade, o amor, a felicidade, as brigas que eram resolvidas com simples diálogos e que, depois, viravam motivo de piadas.

– Não era minha culpa... – Ele repetiu para si finalmente enxergando a verdade.

Enxugou as novas lágrimas que brotavam de seus olhos e continuou a escrever. Escreveu sobre as amizades que não o valorizavam, escreveu sobre como ele havia se tornado um depósito de sentimentos alheios. Por fim, chegou aos finais felizes. Os romances que o rodeavam, as amizades que surgiam, as amizades que partiam, as novidades, as oportunidades, tudo mais.

Parou de escrever quando faltava metade de uma página. Aquele era o lugar reservado para a sua autobiografia, onde ele poderia escrever sobre o seu “final feliz”. Parou por alguns instantes, pensou e pensou, chorou, sorriu, lembrou, hesitou. Não havia o que escrever. Seu final havia sido escrito pouco antes quando ele citara a sua desilusão/decepção. Justo ele, o protagonista da sua história, não tivera o final que merecia, o final que esperava.

Por mais que a vida ainda o pudesse surpreender, seu coração havia parado drasticamente. E embora tal situação fosse trágica, a poesia se fazia presente em sua história. Por mais que um novo amor surgisse, por mais que seu coração tentasse palpitar mais uma vez, seu corpo já estava frio, já não tentava mais esboçar o calor que em outrora o fizera sorrir. Foi ali, em meio a tantas decepções e perdas, que ele finalmente encontrara o que mais havia procurado: ele mesmo.

Com sua letra usual, escreveu “Fim” no canto da folha. Fechou o caderno, colocou-o na mochila e saiu. Caminhou lentamente até a sua casa, admirando as folhas caídas, o vento em seu rosto e as pessoas que passavam. Após um banho, sentou-se com uma xícara de café em mãos, puxou da mesma mochila um outro caderno. Abriu-o na primeira página, puxou a mesma caneta e escreveu: “Querido diário, hoje é o primeiro dia de uma nova vida...”.

 

Texto Originalmente publicado em 16 de janeiro de 2016.

Revisado em 28 de agosto de 2021.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor