Sentimento #018 – Nossa Responsabilidade


“Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que faço com o que fizeram de mim.”

- Jean-Paul Sartre

A primeira vez em que ouvi essa frase de Sartre, me incomodei. Parecia algo errado. Como assim não importa o que as outras pessoas me fazem? E o que eu sinto? E as minhas dores?

Demorou um pouco para que eu pudesse perceber que essa era uma das mais duras verdades com a qual eu poderia me deparar. Na verdade, Sartre não me parece isentar, nessa frase, as outras pessoas dos seus erros, mas busca afirmar que, independente do que elas façam, somos nós os únicos responsáveis pelas rédeas das nossas vidas.

Acho que talvez essa seja a maior perturbação provocada pelo existencialismo no mundo moderno: nos é dada a responsabilidade que tanto procuramos atribuir aos outros. Constantemente buscamos alguém para culpar por tudo aquilo que não acontece conforme esperamos. Criamos expectativas, elas não se realizam e então tendemos a acusar o destino, um amigo, um colega, um familiar, quem quer que seja, pela frustração criada pela nossa própria ilusão.

No fim das contas, nos percebermos enquanto responsáveis do nosso próprio destino, das nossas dores, das nossas alegrias, é doloroso, mas, também, extremamente libertador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor