Sentimento #025 – SER Diferente

“Se uma pessoa é diferente, é fatal que se torne solitária. A gente é tratado de um modo abominável.”

– Aldous Huxley (em Admirável Mundo Novo)

É muito difícil se sentir diferente das outras pessoas. Não trago aqui a diferença num sentido de se considerar “melhor” ou “pior” do que alguém, mas no sentido de se sentir deslocado, alheio.

Isso se torna um verdadeiro jogo de forças. De um lado, somos seres sociais buscando viver no meio de outras pessoas; do outro lado, temos aquela necessidade básica de sermos quem realmente somos. O problema é que, muitas vezes, parecemos não nos encaixar e tentamos, de todas as formas, pertencer, mesmo que, para isso, tenhamos que anular partes nossas, do que realmente somos.

A verdade é que se sentir diferente, ser diferente, não é algo errado. Trata-se de uma simples forma de ser. Infelizmente, não estamos acostumados a lidar com aquilo que diverge da maioria. Somos forçados, constantemente, a seguir uma norma – de como ser, de como se vestir, de como se posicionar.

Ser diferente é algo extremamente doloroso. É viver em uma corda bamba entre a solidão e anulação de quem realmente somos. Ou somos forçados a nos adaptarmos ou a nos esquecermos e, ainda assim, tentar encontrar um equilíbrio entre esses dois polos não é tão fácil quanto parece ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor