Pelo Direito de Sentir

Uma das coisas que tenho tentado trabalhar em mim nos últimos tempos é a capacidade de falar sobre aquilo que me machuca. Esse tem sido um dos meus maiores desafios.

Passei boa parte da minha vida silenciando o que sinto, ignorando tudo aquilo que me machucasse simplesmente porque a maioria das pessoas dizia não ser relevante ou importante. Era sempre uma “besteira” ou “bobagem” ou, até mesmo, um simples “drama”.

Acho que, por isso, fui crescendo um pouco mais envolto da minha própria casca, criando uma certa barreira de sentimentos para evitar que as coisas do mundo lá fora pudessem me afetar. Se eu não podia sentir, de que me adiantaria simplesmente viver?

A verdade é que só consegui há pouco tempo perceber o quão cruel eu estava sendo comigo mesmo. Pela vontade de me fazer ser incluso e aceito em determinados espaços, acabei silenciando as minhas dores, as minhas angústias. Afinal de contas, o que eu sentia nem parecia ser tão importante assim.

Dia desses, ao tentar falar sobre o que sinto, ouvi coisas cruéis. Talvez, se isso acontecesse em um outro momento, eu teria apenas acatado e seguido em frente, mas a verdade é que eu senti toda aquela dor não somente pelas palavras que me foram proferidas, mas por perceber o lugar em que eu havia me colocado durante muito tempo.

Hoje tenho a certeza de que silenciar as nossas emoções não é o melhor a se fazer. Pelo contrário... Isso parece ser algo que nos consome por dentro, pouco-a-pouco, nos tornando cada vez mais como máquinas que apenas aguentam o rojão e continuam a seguir em frente, mesmo com peças danificadas ou faltando.

Não... Eu não quero mais me silenciar... Eu não quero mais deixar de sentir, não quero mais me calar... Sinto muito que a minha dor seja vista, por algumas pessoas, como “menor” ou como algo “bobo”... Mas a verdade é que nem todas as pessoas viveram como vocês. Algumas talvez apenas tenham marcas demais, dores demais... E, às vezes, é quase impossível seguir em frente tão facilmente.

Hoje, a única coisa que eu quero é simplesmente sentir...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor