Sentimento #006 – Sobre a Dor

 

“Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.”

- William Shakespeare

Acho terrível essa mania moderna de diminuir as dores alheias. “Vai passar”, “Não pense nisso”, “Deixa pra lá”, “Ignora”, “Porque você não tenta esquecer?”

Na falta de melhores palavras, nos massacram com a nossa própria impotência diante daquilo que nos aflige. “Mas tudo passa”, “Nada é eterno”...

Tantas e tantas palavras jogadas, mas, aqui dentro, a dor se mantém e insiste. Ela me rasga, me devora, me amarga, me amassa, me arrasa. Por que eu não consigo simplesmente esquecer ou deixar para lá como tantas pessoas me dizem?

Acredito que, no fundo, é muito mais fácil falar das dores alheias como se elas não fossem terríveis. É difícil se colocar no lugar do outro, é difícil imaginar aquilo que o outro sente e, talvez, seja, até mesmo, impossível esse exercício. Acho que, no fim das contas, é como nos é colocado na fenomenologia: cada um experiencia o mundo de uma forma única, diferente.

Talvez seja por isso que, diante dessa minha terrível impotência – trazida fortemente pelas frases que já ouvi e ainda ouço –, a minha dor pareça ser tão banal.

É difícil sentir...

Ainda mais quando nos dizem que é errado esse sentir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor