Sentir Outra Vez

Volta e meia costumo pensar se eu gostaria ou não de ter o poder de voltar no tempo. Ao mesmo tempo em que sou grato por ser quem sou – mesmo com todas as coisas ruins que já me aconteceram –, penso em como tudo poderia ser diferente.

Talvez eu fosse mais feliz, mais alegre, mais amado... Tantas e tantas possibilidades que me fazem me questionar sobre quem sou, o que vivi e o que ainda poderei viver. Trata-se de um jogo de forças que me puxa em direções contrárias – e não são apenas duas, mas várias.

Se por um lado pareço aceitar o que me aconteceu, por outro penso em como tudo poderia ser diferente. No amor e na amizade, por exemplo, se eu não tivesse vivenciado tantas traições e mentiras, eu poderia ser menos “quebrado” do que sou. Ao mesmo tempo, talvez eu conseguisse ainda acreditar com mais facilidade nas pessoas ao meu redor... Talvez eu conseguisse acreditar ainda, com aquela força e paixão do passado, na amizade e no amor.

Tudo seria diferente...

Porém, talvez eu não estivesse isento das dores e decepções que vivi. Talvez elas não fossem com as mesmas pessoas e/ou circunstâncias, mas provavelmente elas continuariam a existir. Seja em diferentes graus, em diferentes lugares, em diferentes cenários... Tudo seria diferente, mas ainda continuaria a ser a mesma coisa de antes.

A verdade é que, por mais que nos doa, a decepção vai sempre existir. Ela insiste em surgir no nosso dia-a-dia e trata-se de um verdadeiro – e longo – processo para que possamos lidar com elas. Talvez essa seja uma das maldições do envelhecer... Vamos nos tornando calejados, marcados pelas lembranças e pelo medo de viver certas situações que nos fizeram sofrer.

Eu seria hipócrita se dissesse que jamais voltaria no tempo. Ah... Eu voltaria! E como eu voltaria! Mesmo que eu precisasse passar por tudo o que passei, talvez até por coisas piores. Mesmo assim, eu voltaria. A verdade é que, ao mesmo tempo em que vivemos tentando não sentir as dores que surgem, acabamos por também esquecer de sentir tantas outras coisas pelo simples medo de sofrer mais uma vez...

Acho que é sobre isso...

Quanto mais nos decepcionamos, mais temos medo de nos decepcionarmos.

Talvez esse seja um dos meus maiores defeitos.

Não importa... Por mais calejados que nos tornemos, somos incapazes de deixar de sentir.

Talvez seja isso... Talvez eu ainda não tenha descoberto que esse meu medo de sofrer seja justamente porque ainda sou capaz de sentir, porque eu ainda sou capaz de amar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor