Sentimento #021 – O Poder do Diálogo


 “Se as facções litigantes de nossa sociedade – parceiros de casamento, oponentes em negócios – abrissem os ouvidos e escutassem seus oponentes, as hostilidades no nosso ambiente e entre as nações poderiam diminuir enormemente.”

– Fritz Perls, Paul Goodman e Ralph Hefferline (em Gestalt-terapia)

Acho que um dos maiores problemas do mundo moderno é a incapacidade de ouvir. Somos bombardeados constantemente com toneladas de informações e, obviamente, acabamos por precisar filtrar tudo aquilo que apenas ouvimos para que possamos escutá-los. Talvez essa seja uma das causas para boa parte dos embates que vivenciamos no dia-a-dia: escutamos apenas aquilo que queremos.

Ampliando essa visão, podemos pensar nas brigas cotidianas. Quantas vezes certos problemas não poderiam ter sido resolvidos com base em um simples diálogo? E aqui não digo apenas sobre o simples conversar-para-resolver, mas em uma atitude de disposição para querer ouvir o que o outro quer nos dizer.

É difícil escutar verdadeiramente aquilo que o outro fala, principalmente quando isso não é algo que alimente o nosso ego ou que vá de encontro com aquilo que acreditamos. Porém, penso que compreender o lado da outra pessoa diante de um problema é fundamental não apenas para a resolução dessa situação de “conflito”, mas também para o nosso crescimento pessoal e/ou para a manutenção daquela relação.

Não digo aqui que devamos simplesmente escutar tudo aquilo que os outros têm a dizer sobre nós. Seria doentio pensar dessa forma e viver constantemente à espera de uma validação ou de uma avaliação. Falo aqui sobre a humilde abertura de escutar o outro para que possamos refletir se aquela é uma mudança válida e/ou necessária ou se estão apenas querendo nos moldar.

O diálogo é necessário não apenas para conhecermos um pouco mais sobre o outro, mas também sobre o que ele deseja de nós.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor