Sentimento #029 – Sobre Modos de Ser Pré-Fabricados

“Cremos nas coisas porque somos condicionados a crer nelas. [...] As pessoas creem em Deus porque foram condicionadas para crer em Deus.”

– Aldous Huxley (em Admirável Mundo Novo)

Às vezes, me pego pensando nas coisas que somos forçados a acreditar ao longo de nossas vidas. Tantas regras simplesmente convencionais que nos são passadas, tantas normas, tantas coisas que simplesmente parecem ter sidos feitas para agradar o mundo ao nosso redor.

Somos lançados em um mundo que traz, consigo, uma infinidade de regras que muitas vezes parecem fazer com que anulemos as nossas individualidades. Somos moldados, condicionados, ao longo de nossas vidas. Um processo de criação de máquinas, seres sociais robotizados, que seguem regras sem questionar, sem hesitar. Qualquer dúvida, qualquer fuga aos padrões, é vista como disruptiva.

É difícil pensar que muitas das coisas nas quais acreditamos nos são, na verdade, induzidas ao longo de nossas vidas. A verdade é que crescemos forçados a seguir certos padrões e o preço a ser pago por isso é a nossa própria liberdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor