Sentimento #042 – O Tempo e Eu


“A nossa vida é feita de tempo. Nossos dias são mensurados pelas horas, nosso salário é mensurado por essas horas, o nosso conhecimento é mensurado pelos anos. Agarramos uns minutinhos do nosso dia sempre ocupado para fazer uma pausa para o café. Voltamos correndo pra nossa merda de trabalho, olhamos pro relógio, vivemos em função dos compromissos. Mesmo assim, quando esse tempo enfim acaba, bem lá no fundo você se pergunta se esses segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e décadas foram gastos da melhor maneira possível.

Tudo está girando ao nosso redor – o emprego, a família, os amigos, o parceiro ou parceira... Tudo o que você sente é aquela vontade de gritar ‘PARE’, olhar à sua volta, reorganizar a ordem de algumas coisas e aí seguir adiante.”

– Cecelia Ahern (em Simplesmente Acontece)

Durante a pandemia, tenho pensado muito sobre o tempo. Acho que, na verdade, ele ganhou uma nova dimensão desde o ano passado. Antigamente, o tempo parecia se organizar em função do futuro, das nossas expectativas, dos nossos planos... Com a pandemia, o mundo parou. O ontem é marcado pela saudade, o hoje pela esperança e o amanhã pela incerteza.

Em meus dias inquietantes de angústia sobre o futuro, comecei a pensar sobre mim, mais precisamente sobre o meu passado e sobre o meu presente. Antes de tudo isso, eu vivia meus dias em prol dos meus afazeres, sendo marcado pelo cansaço e pelas obrigações que nunca paravam de chegar. E então, como num passe de mágica, tudo parou. Eu não tinha mais a rotina de antes, mas as angústias que eu carregava dentro de mim insistiram em ficar aqui...

Talvez esse seja um dos raros pontos positivos do isolamento: sem o mundo lá fora “em carne e osso”, eu fiquei refém de mim mesmo, dos meus pensamentos... Acabei começando a olhar para onde eu evitava há muito tempo: para mim mesmo. Foi quando eu percebi que havia muito a ser mudado em mim...

Foi – e tem sido – um longo processo. Olhar para si mesmo, enfrentar os próprios medos, as próprias angústias... É assustador. Porém, o pior de tudo é descobrir que você tem sido o seu próprio antagonista, um vilão da sua própria história, alguém que insiste em te machucar, mas que, ainda assim, é você mesmo. Enquanto o mundo girava ao meu redor, eu tinha tempo para tudo, menos para mim...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor