Sentimento #056 – Sobre o Morrer

“Todos os esforços em favor da vida levam à morte.”

– Byung-Chul Han (em Sociedade do Cansaço)

Para os existencialistas, se perceber diante da certeza da morte é a principal causa da angústia. Ao longo da minha vida, já tive momentos em que desejei a morte, outros em que eu a temi... Por mais que saibamos que o morrer é uma certeza, nem sempre nos lembramos desse fator – extremamente importante – do fim das nossas vidas.

Nascemos, crescemos, vivemos, nos decepcionamos, amamos, nos machucamos... E, no fim, há a morte, esse fenômeno cercado de mistério e que, por isso mesmo, tanto nos intriga. Uns acreditam haver apenas um vazio ao fim da vida, outros acreditam que exista um pós-morte, outros acreditam na reencarnação... Mas a verdade é que nunca nos preparamos para morrer. Não pensamos nisso como qualquer uma das outras certezas, como a de que beberei água para matar a minha sede quando chegar em casa, por exemplo. Fugimos da morte, tentamos evitar pensar sobre ela justamente pelo fato de não termos controle sobre isso.

Por mais que tentemos, por mais que lutemos, mais cedo ou mais tarde chegará o fim. Daí me pergunto: o que vai ter valido a pena? Será que terei vivido o meu melhor? Será que terei mais motivos para me arrepender do que para me orgulhar? Talvez seja a isso que os existencialistas se refiram sobre a angústia diante da certeza da morte. Não temos como saber quando ela chegará, muito menos como... Então, parece me restar apenas uma opção: viver o máximo que eu puder, para que, quando ela chegar, eu possa ter motivos tanto para me orgulhar quanto para me arrepender... Simplesmente viver. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor