Sentimento #057 – Sobre Aceitar Menos do Que Podemos/Merecemos Ter

“[Você] Merece alguém que te ame com todo o coração, alguém que pense em você a todo momento, alguém que passe cada minuto do dia se perguntando o que você deve estar fazendo, onde você está, com quem está e se está bem. Precisa de alguém que te ajude a realizar os seus sonhos e que possa protegê-la dos próprios medos. Alguém que te trate com respeito, que ame cada parte de você, especialmente os seus defeitos. Você deveria estar com uma pessoa que possa te fazer feliz, muito feliz, andando nas nuvens de tanta felicidade.”

– Cecelia Ahern (em Simplesmente Acontece)

Dia desses, comecei a pensar nos momentos da minha vida em que eu aceitei menos do que eu merecia. São aqueles momentos em que te oferecem o básico ou o mínimo e mesmo assim, por um maldito conformismo, você se contenta. Você se aquieta, aceita aquilo que lhe oferecem por, talvez, muitas vezes, pensar que não merece nada maior do que aquilo.

Essa é uma estratégia que já vi muitas pessoas usarem. Não sei se teria nela um certo Q de covardia por não lutarmos por algo a mais, ou uma dose de conformismo em aceitarmos apenas uma parte daquilo que poderíamos ter, ou, quem sabe, uma dificuldade em enxergar que somos dignos de merecer muito mais do que aquilo. É algo difícil e que acaba, muitas vezes, se tornando um ciclo vicioso. Passamos a aceitar apenas aquela mínima parte do que poderíamos ter.

Hoje, ao me olhar no espelho, tento buscar em mim e naquilo que me cerca o que de melhor pode existir. Me recuso a aceitar, por causa de um puro conformismo, qualquer coisa que não me seja suficiente. Não quero meios amores, meias amizades, meias companhias, meias histórias... Se justo eu, dono da minha própria trajetória, me limito a aceitar menos do que aquilo que mereço, como poderão as outras pessoas saberem o que me é bom ou não? Cabe a mim, apenas a mim, saber o que me satisfaz ou não. Então, se for assim... Que eu lute pelo que me faz feliz, sem aceitar nada menos do que aquilo que me acho digno de merecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor