Sentimento #059 – Felicidade

“Não deixe as pessoas dizerem o que você deve fazer, Docinho. A vida é sua. Se quiser alguma coisa, você tem que sair e agarrá-la pelos chifres, porque ninguém vai lhe dar o que você quer em uma bandeja. Meninas boazinhas sempre ficam para trás.”

– Cecelia Ahern (em Simplesmente Acontece)

Ninguém nunca me ensinou a ser feliz. Na verdade, nunca fui ensinado a como lutar pela minha felicidade. Sempre acreditei que essa era uma recompensa dos bons, que, no fim das contas, só seriam felizes aqueles que fossem boas pessoas. As coisas não foram bem assim...

Passada essa fase conformista, entrei em um período estranho, no qual eu não acreditava mais na felicidade. Ainda acho que eu esteja nessa fase da minha vida... Não tenho mais tanta crença no ser feliz. Ela me parece ser apenas algo esporádico, casual, mas que, em minha vida, se tornou algo raro. Talvez seja meio fúnebre falar dessa forma... Acreditar não ser feliz ou dizer que tenho apenas alguns momentos felizes, mas essa é a verdade. Não me enxergo como um daqueles personagens de filmes que aparentam estar felizes com suas vidas e que vivem um “felizes para sempre” após a resolução dos seus conflitos.

Hoje, por mais que eu não acredite tão cegamente na felicidade, tenho pensado nela mais como um estado de espírito casual, algo que acontece em alguns momentos das nossas vidas. Porém, para além disso, penso na felicidade como algo pelo que lutamos, algo que nós mesmos devemos buscar concretizar. Esperar que os deuses e deusas, que os astros, que o acaso, ou que a simples lógica do “colhemos aquilo que plantamos” nos traga a nossa felicidade é depositar nas “mãos” de forças supremas aquilo que só cabe a nós...

Somos responsáveis pelos nossos próprios caminhos. Somos responsáveis pela nossa felicidade e, enquanto ficamos apenas esperando por ela, nada irá acontecer. Ser feliz é algo pelo que lutamos, que tentamos conquistar fervorosamente com todas as nossas forças, justamente por saber que aquilo vai depender apenas de nós. A felicidade não estará nos esperando como um troféu ao final de nossas vidas. Ela apenas está aí... Lançada como uma oportunidade... Só nos resta, então, correr atrás dela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor