Sentimento #058 – Entre o Viver e o Morrer

“Quanto mais motivos tivermos para prestar atenção à vida, tantos menos motivos teremos para pensar na morte.”

– B.F. Skinner e M.E. Vaughan (em Viva Bem a Velhice)

Já tive momentos em minha vida nos quais eu parecia ter desistido de viver. Era como se nada de bom pudesse acontecer, como se a minha existência se resumisse a todas as dores, angústias e tristezas. Nada parecia ser suficiente, nada era capaz de me levantar, de me fazer sorrir e de ter prazer em viver.

Durante a pandemia, pensei bastante sobre o viver e o morrer. Percebi que, ao contrário de outras épocas em minha vida, eu comecei a temer a morte. Era como se houvesse ainda tanta coisa a se viver, tanta coisa a se sentir... Isso tudo foi, definitivamente, um ponto de virada para mim, um daqueles momentos em que nos damos conta de algo em nossas vidas e tentamos, a todo custo, mudar isso.

Acho que, com o risco da morte, eu passei a ver melhor a vida. Passei a valorizar mais os pequenos momentos, passei a me importar mais, a sentir mais... A desejar as boas memórias, a querer guardar recordações, a querer ter por perto as pessoas que gosto. E, então, enquanto eu resolvi me dedicar a viver cada dia da melhor forma possível, o medo da morte começou a desaparecer... A angústia se foi... Engraçado como as coisas acontecem às vezes... Justamente pelo medo de morrer que eu acabei aprendendo a viver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor