Parabéns

Eu nunca gostei do meu aniversário. Acho que é uma das sensações mais estranhas que pode existir: fazer aniversário em um dia e no outro ver seu pai morrer. Bom... Tecnicamente, eu não o vi morrer, mas ele se foi. Um dia após o meu aniversário de três anos.

Quando eu era criança, não ligava muito para isso. Achava que fazer aniversário era algo bonito, onde ganhávamos presentes, comíamos torta, brigadeiro, coxinha e um monte de outras guloseimas. Com o passar dos anos, isso também foi ficando de lado. Deixei de me importar com os presentes, com as comemorações, com a torta, com o brigadeiro... Com absolutamente tudo. Aquele dia era apenas mais um dia comum da minha vida.

Hoje, enquanto eu pensava no meu aniversário, avistei uma senhora limpar uma janela. Ela passava um pano lentamente pelos vidros e, ao terminar, voltou-se para dentro de casa. Não sei a sua idade, mas acredito que ela já tenha por volta dos seus setenta e poucos anos. Fiquei pensando em mim e na vida... É estranho como vivemos tanto e, ao mesmo tempo, tudo parece tão pouco. Tantas coisas a conquistar, tantas coisas a se viver, tantas coisas para se sentir...

Acho que, por muito tempo, foquei nas coisas que eu deixara de conquistar, em tudo aquilo que ficava para trás, em tudo aquilo que as outras pessoas da minha idade costumavam fazer e eu não... E então vinha aquele sentimento de “eu poderia ter feito mais”. Porém, a verdade é que, mesmo tendo vivido tão pouco, tantas coisas já conquistei... Tantas coisas já vivi... Tantas coisas já senti...

Esse ano, no meu aniversário, não quero me lembrar do que não conquistei, muito menos daquilo que perdi ou daquilo que ainda vou conquistar. Eu quero sentir apenas quem sou. Quero desejar parabéns para mim não apenas por estar fazendo aniversário, mas por ter chegado onde cheguei, ter vivido tudo o que eu vivi... Quero ser grato por ter enfrentado os meus demônios, ter sobrevivido a todos os perigos, a todas as dores e ainda estar aqui. Esse ano eu quero me olhar no espelho, me abraçar, passar a mão pelo meu rosto e me reconhecer... Quero apenas desejar parabéns para mim e respirar fundo por saber quem eu sou. Eu quero apenas viver... Seja até os meus setenta e poucos anos – como a senhora da janela –, seja um pouco mais ou um pouco menos... O que eu quero é, simplesmente, viver...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor