Sentimento #043 – Sobre Aceitarmos Aquilo que Merecemos

“Ele é o cara mais sortudo do mundo por ter você, Rosie, mas não te merece e você merece algo muito melhor. Merece alguém que te ame com todo o coração, alguém que pense em você a todo momento, alguém que passe cada minuto do dia se perguntando o que você deve estar fazendo, onde você está, com quem está e se está bem. Precisa de alguém que te ajude a realizar os seus sonhos e que possa protegê-la dos próprios medos. Alguém que te trate com respeito, que ame cada parte de você, especialmente os seus defeitos. Você deveria estar com uma pessoa que possa te fazer feliz, muito feliz, andando nas nuvens de tanta felicidade.”

– Cecelia Ahern (em Simplesmente Acontece)

Fico me perguntando quantas vezes na vida nos submetemos a certas situações por acharmos que não merecemos algo maior ou melhor. Durante muito tempo ouvi muitas críticas que não eram construtivas, daquelas com tom jocoso, que parecem ter o objetivo apenas de nos diminuir. Acho que é assim também com as nossas relações, das mais simples às mais complexas.

Crescemos em uma sociedade que ainda acredita em certos valores deturpados, como o de que o homem domina e a mulher obedece. Daí tiramos boa parte das relações abusivas que existem. Para além disso, acabamos muitas vezes aceitando o mínimo, achando que aquilo talvez seja um gesto grandioso de afeto, amor ou amizade, quando, na verdade, aquela pessoa que está ao nosso lado parece não ter o menor interesse em estar ali. Muitas vezes acabamos nos tornando um meio para um fim...

Acho que é por isso que hoje em dia penso bastante antes de entrar em qualquer relação – seja ela do tipo que for. Antes de mais nada, preciso perceber, observar, e não apenas sentir que aquela pessoa está ali comigo verdadeiramente, que ela está disposta a viver o que uma relação deve ser: uma troca. Associado a isso, tento tirar dos meus propósitos aquelas ideias de eternidade, de felizes para sempre... Hoje em dia eu desejo ser feliz enquanto aquilo durar, enquanto eu e aquela pessoa formos felizes juntos, enquanto estivermos dispostos a estar perto um do outro.

Acredito que isso vale para muitas coisas na vida... Seja no amor, na amizade ou em um simples afeto... Precisamos aceitar aquilo que realmente merecemos, nem uma dose a menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor