Riscos

Um dia desses me peguei de frente como o meu maior inimigo: a folha em branco. Não há nada que assuste mais um artista do que algo em branco. Seja papel, seja tela de pintura, ou a tela do computador. O branco me assusta. São zil possibilidades e nenhuma criatividade para compor aquela imensidão. Aí então começa o desespero de sempre.

Literalmente, deu branco.

Fechei os olhos, posicionei o lápis num ponto qualquer do assustador papel e deslizei a ponta, ainda com os olhos fechados por todo espaço, até então vazio. A folha foi se preenchendo com traços aleatórios, ora quebrados, ora em uma linda linha contínua que fazia voltas e mais voltas. Abri os olhos, no papel não havia nada além de riscos. Eu tinha me arriscado a riscar o papel e o riscos me fizeram enxergar que o primeiro passo para qualquer coisa é exatamente “o risco”.

Vamos agora para a reflexão filosófica: Não existe essa de estar preparado para algo. A todo momento a gente se arrisca e corre os riscos pelo papel branco que a vida nos dá. Eu acordo de manhã (as vezes não tão de manhã assim) e já começo a me arriscar. E quando vou dormir, durmo correndo riscos. Tá, não vamos ser assim tão pessimistas, mas é a mais pura verdade. A vida é se arriscar constantemente, e isso é assustadoramente delicioso, afinal quem nunca quis estar em filme de ação estilo Rambo?

Enfim, risquei o danado do papel inteiro, e fui deitar com um papel riscado e uma reflexão filosófica. Durma com esse barulho e diga que dormiu bem. Se arrisque, faz bem pra saúde! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor