Lágrimas

O que fazer quando as lágrimas se tornam a única resposta diante de uma situação?

Há quase dez anos eu me fiz uma promessa. Depois de um período conturbado em minha vida, disse para mim mesmo que não voltaria a chorar. Para quem duvida que eu tenha conseguido essa proeza, a verdade é que eu fiquei por quase três anos sem derramar uma lágrima.

Ainda me lembro da música que eu ouvia naquele dia. Enquanto uma forte dor tomava conta do meu peito, senti meus olhos se marejarem e o inevitável aconteceu... As lágrimas escorreram pelo meu rosto. A dor que eu sentia parecia ser insuportável, não apenas pela tristeza que eu sentia naquele momento, mas, principalmente, pelo desconforto que eu sentia em meus olhos. Era como se eu sorvesse o ar pela primeira vez em tempos e a sua entrada em meus pulmões provocasse um enorme desconforto.

Nunca escondi o meu choro. Sempre o deixei fluir. Porém, naquela época, eu sentia que era necessário sufocar aquilo dentro de mim. Não deu muito certo... Hoje compreendo que o chorar é apenas uma resposta que, muitas vezes, é involuntária... Surge como a única saída diante de uma situação. Seja um momento de alegria imensa ou um de tristeza profunda. O choro diz muito... Mais do que imaginamos.

Dia desses eu chorei. Desejei que as lágrimas cessassem naquele momento. Não queria me sentir daquela forma, me sentia perdido em mim mesmo, sentia uma angústia, uma dor, algo que parecia me sufocar... Eu queria gritar. Queria dizer para o mundo tudo aquilo que eu estava sentindo, mas não tinha como... As lágrimas foram a resposta imediata para aquilo.

Hoje eu percebo que o chorar não é um sinônimo de fraqueza, muito menos um drama ou algo que signifique que sou um ser de extremas emoções... A verdade é que eu passei a dar um certo valor às minhas lágrimas, ao que elas significam e, principalmente, ao que sinto quando elas se cessam. Aquele alívio, aquela sensação estranha que nem mesmo agora consigo descrever. Acho que, no fim das contas, o chorar seja apenas uma resposta do nosso corpo a tudo aquilo que nos movimenta bruscamente... Seja diante de um beijo apaixonado ou de um coração partido...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor