Sobre a Necessidade de Sermos Vistos

Dia desses comecei a pensar sobre a necessidade que temos de ser vistos. Acredito que ela seja algo inerente à nossa existência. Vivemos em sociedade e, constantemente, esperamos não apenas a aprovação do outro, mas, também, o seu reconhecimento. É como se a nossa existência fosse validada apenas a partir dessa troca com o outro, o que pode nos gerar tanto uma dependência dessa necessidade de sermos vistos quanto um “se mostrar” exagerado.

Confesso que não tenho muita paciência para conversar e/ou lidar com pessoas que tornam tudo sobre elas – até mesmo coisas que não têm nada a ver com a situação. Parece haver, nessas pessoas, uma necessidade de atrair o foco do outro para si, seja ao querer opinar – mesmo que negativamente – sobre tudo o que surge nas conversas cotidianas ou pela necessidade de se mostrar como detentor da única e inegável verdade.

Fico me questionando o que as leva a serem assim. Fico me questionando se esse é o reflexo de uma sociedade que parece sempre ser vista, observada, seja no mundo real ou no mundo virtual – embora eu não goste dessa diferenciação, uma vez que é tudo a realidade. Parece que temos sidos moldados para desejar os likes, evitar dos dislikes e esperar para sermos compartilhados – e recebermos os famosos “biscoitos” virtuais.

Tenho tentado fugir de pessoas assim. Tenho tentado, até mesmo, evitar ser assim. Tenho tentado fugir dessa necessidade de validação, dessa necessidade de esperar que os outros gostem do que eu faço ou falo... Não se trata de uma tentativa de ignorar o mundo ao meu redor, mas de tentar me libertar desse modo de ser dependente que parece se retroalimentar cada vez mais. Acho que, no fim das contas, por mais que desejemos ser vistos, precisamos aprender a viver independente do que os outros esperam ou acham daquilo que fazemos... Acho que só devemos, simplesmente, viver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor