Sentimento #052 – Outros Eus

“O mundo em que vive é amplamente responsável pela sua atuação, e num mundo diferente você seria uma pessoa diferente.”

– B.F. Skinner e M.E. Vaughan (em Viva Bem a Velhice)

Às vezes me pego pensando em como minha vida seria diferente se eu tivesse tomado atitudes diferentes em certos momentos do meu passado. Como eu estaria hoje se eu tivesse escolhido ir embora para outra cidade? Como eu estaria hoje se eu tivesse ido para uma outra escola? Como eu estaria hoje se eu tivesse me posicionado mais firmemente contra as coisas que me machucaram? São tantas possibilidades... Tantos momentos... Tantas possíveis ramificações.

Acho engraçado que, por mais que eu pense nisso, não consigo me imaginar sendo completamente diferente do que sou hoje em dia. Talvez eu estivesse com um corte de cabelo diferente, em uma profissão diferente, apaixonado – talvez, até mesmo, casado e com filhos. Porém, mesmo assim, eu não consigo olhar para essas possíveis versões com aquele ar de inveja de “como eu queria poder ser essa pessoa”. Acho que, talvez, isso signifique que eu esteja em paz comigo mesmo, com quem eu me tornei, com as minhas escolhas – mesmo aquelas das quais me arrependo.

É impossível voltar atrás e mudar algo que aconteceu. Podemos remediar alguns erros, mas nunca seremos capazes de mudar completamente as nossas vidas, de resetar o nosso passado e seguir uma outra trajetória, criar uma outra história... Acho que viver se resume a isso... Lidar com as consequências dos próprios atos e tentar, de todo modo, encontrar uma forma de ser feliz e de viver em paz com as próprias escolhas, tentando conciliar aquilo que desejamos ser com aquilo que fomos e com aquilo que somos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Resposta da Ninfa ao Pastor – Walter Raleigh

Sentimento #016 – O Significado do Amor